English website

WhatsApp

(55) 3276-1041

Atendimento de segunda a sexta, das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.

E-mail

loja@fiosdafazenda.com.br

Dúvidas?

Fale conosco

Conheça nosso catálogo de Corantes naturais - Material tintório


Corantes naturais

Há mais de 5.000 anos os corantes naturais são utilizados, sendo comuns nos alimentos e até no tingimento da lã natural. Com a possibilidade de sintetizar corantes pela indústria, o seu uso diminuiu, mas recentemente, práticas naturais e a preocupação ambiental trouxeram de volta as técnicas de tingimento vindos da natureza, como folhas, raízes, cascas, etc.

 

Para facilitar o tingimento, a Fios da Fazenda oferece os corantes de Carqueja, Serragem de Pau-Brasil, Erva-Mate, Tanino de Acácia-negra, entre outros.

Carqueja

As folhas da carqueja, uma planta nativa do Rio Grande do Sul, passam por um processo de desidratação à sombra. Através delas é possível alcançar tons de amarelos, verdes e cinzas, tudo depende do método usado e da extração do corante.

Pau-Brasil

Árvore que batizou nosso país, o pau-brasil foi intensamente explorado na época do império. Dele eram extraídos pigmentos muito apreciados pelos europeus, além de sua nobre madeira. 

Hoje, utilizamos a serragem, que é subproduto da fabricação de instrumentos musicais, obtida de plantações devidamente certificadas pelos órgãos ambientais competentes.  Com o pau-brasil é possível fazermos o rosa, vermelho, marrom e cinza

Erva-mate

Além do chimarrão e outros fins culinários, a erva-mate também oferece pigmentos em seus talos e folhas, como o verde, verdes amarelados e cinzas.

Tanino de Acácia-negra

O extrato é obtido de fontes naturais renováveis e com autorização ambiental, e nos dá tons de marrom e nude e também pode ser usado como mordente.

 

As tonalidades obtidas dependem do tipo de fibra e também dos processos utilizados. Por se tratar de um processo natural e manual, é comum que ocorram diferenças a cada tingimento..

 As embalagens contém a partir de 35g de material para tingimento de  lã e outras fibras naturais.

 

A Fios da Fazenda é uma especialista em lã natural, como a lã Merino e Corriedale.

 
 

Fios da Fazenda e Fazenda Caixa Dágua são marcas registradas no INPI. Todas as regras e promoções são válidas apenas para as compras efetuadas e pagas online.