Conheça o processo de produção dos nossos fios

 

Da ovelha, temos a lã, nossa matéria-prima, 100% natural, biodegradável e renovável. Merino, Corriedale, Ideal, Crioula ou outras, não importa a raça, o processo é o mesmo. Ela precisa ser lavada (para retirada de impurezas e gordura), cardada (as cardas, que são um tipo de escova de aço muito finas e duras, desembaraçam a lã e orientam a fibra no mesmo sentido) e penteada (uma cardagem mais fina que remove fibras curtas, melhorando a qualidade do fio). Nesse processo, de lã suja até lavada e penteada, ela perde até 50% do seu peso.

 

Lã SujaFusoRoca

 

Vamos então para a produção dos fios. Inicialmente a torção de pequenas porções dessa lã em rocas ou fusos, para dar forma e resistência era feita de forma manual e hoje em dia, em função do volume processado, em equipamentos mecanizados de maior porte, onde é torcida e retorcida em um ou mais cabos, conforme o tipo de fio que desenvolvemos. O processo do tingimento começa a partir daqui, os fios são divididos em meadas, todas com o mesmo peso, e com amarrações especiais que permitam a ação dos corantes em toda sua extensão sem embaraçar ou ficar muito aglomeradas.

 

Utilizamos diversos tipos de corantes e técnicas de tingimento, para encontrar as cores e efeitos desejados. Temos tingimentos sólidos e uniformes, semi-sólidos, mesclados, rajados, multi-coloridos, suaves ou intensos. Para isso utilizamos tanto corantes ácidos tradicionais como uma variedade de corantes naturais: carqueja, acácia-negra, índigo, cochonilha, murici do cerrado, pau-brasil e outros. Alguns são colhidos aqui mesmo em nossa região, outros vêm de outras partes do país.

 

MeadaCarquejaCarqueja secando

 

Tingimos nossos fios em um processo totalmente artesanal, em pequenas quantidades, no máximo 1 Kg de cada vez, o que faz com que sejam exclusivos e únicos. De um lote para outro sempre existem pequenas variações, tanto na coloração quanto na uniformidade do tingimento, o que é esperado nesse tipo de trabalho. Por isso sempre é importante comprar a quantidade certa de fio para a confecção de uma peça, ou um pouquinho mais, pois dificilmente haverá outro igual.

 

Tingimento acácia-negraTingimento acácia-negraTingimento cochonilha

 

Depois de tingidos, os fios são enxaguados e colocados em um varal para secar ao ar livre. Após removermos as amarrações de tingimento, as meadas são então torcidas no formato tradicional, etiquetadas e preparadas para envio aos nossos clientes, tanto consumidores finais como lojistas revendedores.

Todo esse trabalho é feito à mão por pessoas que gostam do que fazem, e que ficam felizes em ver esse trabalho artesanal valorizado tanto no Brasil quanto no exterior, para onde também enviamos nossos fios. Aproveite!!

MeadeiraMeadeiras repassando fiosFios multicoloridos